jogo do tiginho Livro revisita trajetória musical e o exílio de Caetano Veloso durante ditadura

data de lançamento:2025-01-28 22:29    tempo visitado:141

Em 1993, irritado com um jornalista do New York Times que se referiu a ele e a Gilberto Gil de maneira irresponsáveljogo do tiginho, Caetano Veloso disse em entrevista a Jô Soares que "não queria nem ter saído de Santo Amaro". A frase expressa a ligação umbilical do artista com sua terra —Santo Amaro, a Bahia, em última instância o Brasil.

A favorita dos apostadores - Jogue no seu Esporte da SorteJogue com segurança, rapidez e Recompensas exclusivos. Melhores apostas esportivas e jogosfortune tiger

Forçado a sair do país entre 1969 e 1972, exilado em Londres por força da ditadura militar, o compositor expressaria na capa de seu disco de 1971 a profunda tristeza de se ver apartado de casa, apartado de si.

fortune tiger

O disco de 1971 é um dos três que documenta seu processo de exílio —os outros são o chamado "álbum branco", de 1969, e "Transa", de 1972. A trilogia é analisada, a partir dessa perspectiva, por Márcia Fráguas no livro "It’s a Long Way: o Exílio em Caetano Veloso", que sai pela Garota FM Books.

Capa do disco quot;Caetano Velosoquot;, de 1971 jogos do tigre Capa do disco 039;Caetano Veloso039;, de 1971 - Reprodução

No estudo, a autora traça um arco narrativo ligando os três álbuns, feitos no período que compreende a prisão de Caetano e Gil em dezembro de 1968; a libertação em 1969, condicionada a que eles não saíssem de Salvador nem dessem entrevistas ou fizessem shows; a saída do país por pressão do governo militar naquele mesmo ano; os pouco mais de dois anos vividos em Londres; a volta para o Brasil em 1972.

"No disco de 1969, eu analiso apenas as canções inéditas, porque são elas que trazem a experiência da prisão e do exílio iminente", explica Márcia, referindo-se a "Irene", "The Empty Boat" e "Os Argonautas". "Você tem inúmeras metáforas náuticas, de deslocamento. ‘Empty Boat’, em especial, traz questões do corpo como algo que está se desfazendo. Anos depoisjogo do tiginho, em seu livro ‘Verdade tropical’, Caetano vai dizer que teve uma espécie de dissociação do corpo na prisão, uma despersonalização. É um disco que mexe no trauma da prisão e meio que antecipa sua saída do país".