Enquanto você lê este textofortune tiger hoje, estarei fazendo uma coisa que não teria coragem de fazer há 20 anos: sair de maiô, com a lycra encravada e o derrière ao vento, pelas ruas de São Paulo. Obviamente, não estarei a caminho de uma reunião, mas de um bloco de Carnaval.
jogo do fortune tigerHá 20 anos, quando a minha bunda era dura e não tinha celulites, eu jamais teria coragem de fazer isso. Faço agora porque trabalhei muito o meu corpo, e não falo do músculo adutor ou femoral, mas do que vai dentro da minha cabeça.
Claro que essa semana ainda tive uma pequena recaída, um momento em que aquela voz tenebrosa voltou a se manifestar. Vesti o maiô, me olhei no espelho e perguntei em voz alta: será que tenho corpo pra sair com esse negócio? Minha filha, criada por aquele músculo que tanto trabalhei, deu a resposta: claro que tem, mãe, todo mundo tem corpo pra sair com esse negócio.
Poderia ser o slogan do Carnaval: todo mundo tem corpo para sair com esse negócio. Seja qual for o negócio: tanga de crochê, tapa-sexo, batina, cueca de oncinha, fio dental, folha de parreira. E, obviamente, seja qual for o corpo.
Por isso prefiro o Carnaval de rua ao de clube, camarote e avenida. Nestes últimos, ainda reina uma exigência estética implacável, como aquela que abateu a rainha da bateria Paolla Oliveira, tachada de velha e gorda, com um corpo exuberando beleza e saúde aos 42 anos.
Neste país que ainda encara a mulher como um objeto para consumo, com data de validade, desfilar a minha bunda cinquentona significa. E significa mais ainda graças ao caráter ordinário dos meus glúteos, que não são os da Paolla Oliveira.
Desfilar minha bunda cinquentona no Carnaval significa que meu corpo não está no mundo para servir de enfeite, mas de veículo para o meu prazer. Que não vou passar calor dentro de uma meia-calça para atender o padrão da indústria da beleza. Que não vou deixar de usar o que gosto só porque estou fazendo 50, 60 ou 70 anos.
Que não vou ter vergonha de exibir a bunda de quem passa oito horas por dia escrevendo. A barriga de quem fez cesariana. A pele de quem perdeu o estrogênio. Significa que vou carregar meu corpo como um porta-estandarte de mim mesma, orgulhosa da carcaça frágil e forte que me trouxe até aqui.
Colunas e BlogsQuando eu estiver andando na avenida São João, a caminho do bloco, quem sabe ainda olharei meu reflexo no vidro de uma das vitrines e ouvirei aquela vozinha tenebrosa a sussurrar mais alguma besteira.
Mas então lembrarei da minha filha e de todas as feministas que abriram alas para mim. Virarei para o lado e verei outras bundinhas tão ordinárias quanto a minha, outros peitos que amamentaram, outras divinas tetas derrubadas pelas mamadas e levantadas pelas purpurinas. Outras barrigas flácidas de histórias para contar. Outras costas nuas por motivo de folia e fogacho.
E também verei homens que tiveram que trabalhar aquele mesmo músculo mental, com suas bundas desbundando livres no país que mais mata quem samba fora da curva no mundo.
Desfilar minha bunda cinquentona no Carnaval realmente significa. Significa inclusive obrigada: hoje só avanço livre por esta avenida porque há anos, e apesar dos tantos empecilhos, avançamos juntos.
jogar fortune tigerLINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
Jogo Fortune Tigerassine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Carnaval 2025 Paolla Oliveira São Paulo São Paulo - Estado sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Encerre Suas Apostas — A ZA9BET™ Está Comprometida com o Jogo Responsável 18+. Aposte com Responsabilidade! Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante...Na paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
RelacionadasNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Previdência privada viabiliza projetos de vida
Depósitos relâmpagos via pix - Jogue a partir de 1 realAvanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
Saiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
fortune tigreRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
039;Ainda Estou Aqui039; vence o Oscar de melhor filme internacional, o 1º do BrasilLonga faz espécie de reparação histórica ao conquistar prêmio depois de 039;Central do Brasil039;, também de Walter Salles, perder
2.mar.2025 às 23h57Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Fernanda Torres perde Oscar para Mikey Madison e 039;Anora039; é melhor filme; veja vencedores039;Ainda Estou Aqui039;, de Walter Salles, faz história e vence a estatueta de longa internacional, primeira do Brasil
2.mar.2025 às 21h19Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Web critica Conan O039;Brien por piada sobre 039;Ainda Estou Aqui039; no OscarInternautas dizem que o apresentador faltou com respeito ao fazer um comentário sobre o filme que retrata a ditadura
2.mar.2025 às 22h04Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok