Existe um ditado famoso que é mais ou menos assim: "Se as pessoas soubessem como são feitas as leis e as salsichasRed Tiger Gaming Bodog88, elas não dormiriam à noite".
Ele quer dizer que, muitas vezes, é melhor nem saber como certas coisas são produzidas ou ficaríamos desapontados e até com nojo. As leis são formuladas pelos políticos, de maneiras nem sempre muito bacanas. Mas e as salsichas? Por que é que o autor da frase acha melhor que as pessoas não saibam como elas são feitas? Bem, veja a seguir.
Quando um animal como um boi, um porco ou um frango é abatido, suas partes mais nobres costumam render filés, bistecas e outros cortes que consumimos no dia a dia. Mas há ainda pedaços de músculo, gordura, patas, pele e até fígado que não costumamos comer. São justamente essas sobras que vão virar a base da salsicha. Todas essas sobras bovinas, suínas e de aves são congeladas, cortadas em pequenos pedaços, misturadas, pré-cozidas e trituradas até formar uma espécie de pasta. Os fabricantes então acrescentam a ela temperos, sal e produtos químicos chamados aromatizantes, para dar sabor, e conservantes, usados para que o produto não estrague tão cedo.
Essa maçaroca toda então recebe bastante água e gelo e emulsificantes, que servem para deixá-la mais uniforme, mais homogênea. Isso tudo é o recheio da salsicha. Para acrescentar aquela capa mais durinha que vemos cobrindo o recheio no produto final, os fabricantes usam tripas de algum animal, colágeno ou até plástico para revestir pasta e dar a ela uma forma de cilindro. Uma vez revestidos, os pedaços cilíndricos são amarrados e levados a um forno para cozimento. Depois, são resfriados, cortados e mergulhados num tanque com corante para ganhar os tons vermelhos que conhecemos. Depois de tingidos de vermelho, os cilindros são embalados a vácuo e transportados até as lojas e supermercados onde são vendidos na forma de salsicha. Vale dizer que todo essa fabricação é fiscalizada e segue segue controles rígidos de segurança, o que nos permite dizer que é seguro comer salsichas. Ainda assim, comê-las em excesso pode fazer mal à saúde já que muitos produtos químicos como aromatizantes e conservantes são usados para produzi-las.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
jogo do tigrebenefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Plataforma de Jogos da Web nº1 — Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Encontre os Melhores Jogos Online Gratuitos em ZA9BET. Comece a Jogar Agora! Sem Inscrição. Para Jogar de Graça. Sem Download. Jogue de Graça. Sem Conta. Jogos Virais. Acesso Fácil.Leia tudo sobre o tema e siga:
alimentação sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2025/01/voce-sabe-como-sao-feitas-as-salsichas.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo Lula discute projeto que amplia poder antitruste contra as big techsProposta facilita investigações como as que estão em curso nos EUA, UE e Reino Unido contra Google, Meta, Apple, Amazon e Microsoft
30.jan.2025 às 23h59Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Centro de Guantánamo em que Trump quer prender imigrantes é alvo de denúncias de abusosEm relatório, ONG apontou que instalação tinha ratos, esgoto a céu aberto e práticas degradantes cometidas por guardas
30.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Novo comando do Congresso deve procurar Dino por solução para impasse das emendasCongressistas dizem que Lira tensionou relação com STF e defendem reabertura do diálogo
30.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok